
O ciclo da vida de um telemóvel
"No nosso dia-a-dia, consumimos alimentos, usamos vestuário, calçado e diversos aparelhos sem nos preocuparmos em conhecer a sua origem, em que condições são produzidos e qual é o seu destino quando termina a sua vida útil. Por exemplo, no fabrico dos telemóveis, que para muitas pessoas se tornaram indispensáveis, são utilizados minerais e matérias-primas que não sabemos de onde vêm e cuja extração e venda podem estar a contribuir para a violação dos Direitos Humanos e para o financiamento de conflitos armados responsáveis pela morte e deslocamento de milhões de pessoas"(Esteves et al., 2018).
Exportação - Contrabando
Os guerrilheiros ganham milhões de dólares graças ao controle de minas e ao preço pago nas rotas de exportação da República Democrática do Congo para países vizinhos.
A extração dos minerais pode ser no valor de 700 dólares, mas estas vendas para exportação podem render aos guerrilheiros e contrabandistas 70 milhões de dólares, entre 4 a 10 milhões de pessoas. Muitos desses mineiros são crianças.
Processo de Fundição
A fundição é um momento-chave em todo o processo pois a partir do momento em que os minerais são fundidos fica muito mais difícil de garantir a proveniências dos mesmos e se forem vendidos legal ou ilegalmente.
Estão a ser realizadas estas campanhas e feitos muitos esforços para evitar que as fundições aceitem minerais de conflito.
Já existem fundições certificadas como "livre de metais de conflito", ou seja, onde há garantia de que não aceitam minerais de conflito.
Fabrico
De acordo com um estudo de 2008, pela China Labor Watch (uma organização de luta pelos direitos humanos no trabalho), em 10 empresas de fabrico de peças eletrónicas na China:
O dia de trabalho foi entre 10 a 14 horas por dia.
Foram feitas entre 36 a 160 horas extras por mês.
O salário mínimo mensal foi de 138 dólares.
Consumo
O preço que pagamos por um telemóvel é distribuído da seguinte forma: 0,1% para o trabalhador assalariado, 22% para o custo dos materiais, 76,5% para as empresas envolvidas no fabrico e transações.
Olhamos para um telemóvel mais de 150 vezes por dia.
Há quase um telemóvel por cada pessoa no planeta.
Fim de vida
Segundo dados da Organização das Nações Unidas, em 20014 foram gerados em todo o mundo 42 milhões de toneladas de lixo eletrónico, numa média de 6 quilogramas por pessoa.

Esteves, A., Barbosa, A., Madeira, E., Barbosa, G., Oliveira, J., & Cardoso, J. et al. (2018). Global Schools Propostas de integração curricular da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global no 1.º e 2.º CEB (1st ed., pp. 99-107). Viana do Castelo: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC).